terça-feira, 29 de junho de 2010
LIXO ??? ARGH !!!!
Porque me preocupar ?
O lixeiro recolhe e tudo bem !!! Afinal, lixo é lixo ! Infelizmente, muitas pessoas ainda pensam assim. Provavelmente porque não sabem os problemas que o lixo pode causar se não for devidamente cuidado após sua coleta. No entanto, o mais grave é quando o lixo é recolhido e depositado de forma inadequada, podendo causar sérios problemas ao meio ambiente e prejudicar a população.
O "lixão", que é o local onde o lixo é depositado a céu aberto, sem nenhum tratamento, pode trazer muitos problemas :
"Atrai vetores e transmissores de doenças, como : ratos, baratas, moscas, mosquitos, etc. ;
"Provoca deslizamentos de terras ;
"Atrai catadores, que podem contrair doenças tornando-se transmissores das mesmas ;
"Provoca poluição visual, do solo e do ar ;
"Provoca poluição dos lençóis subterrâneos através do "chorume" (líquido resultante da decomposição dos resíduos).
Mas então, como dispor o lixo de forma adequada ?
O lixo deve ser coletado regularmente e levado para um local onde ele causará o menor impacto possível ao ambiente e à saúde das pessoas.
Este local é o ATERRO SANITÁRIO, onde os resíduos são espalhados, compactados com um trator de esteira e cobertos com terra em camadas sucessivas, evitando-se dessa forma, a proliferação de animais e permitindo o controle da poluição ambiental da área através da captação e tratamento do chorume e dos gases resultantes da decomposição.
Uma triste notícia é que nos municípios brasileiros APENAS 10% dos resíduos coletados são dispostos em aterros sanitários e 76% são depositados em lixões.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
oi
ResponderExcluir